Extramed

Solicite uma Proposta
Contrate Agora! 4007 2160 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800-643-2080 (Demais Regiões)

Atendimento

De segunda a sexta das 8:30h às 18h

41 3068-8700

Dicas

« Voltar

Dicas valiosas para a hora da vacina

 

1- Siga em frente na sua decisão

Por incrível que pareça, mas a dor da injeção parece ser maior em nós do que na própria criança. Isto porque de certa forma temos uma certa tendência à encará-los como seres frágeis e que nosso papel é protegê-los de toda forma de dor. A vacinação é uma forma valiosa de proteção. Na prática, a criança sente uma dorzinha de uns sete segundos e talvez chore por uns trinta segundos mais. Ao assimilarmos que essa é a melhor decisão, criamos a possibilidade de não sofrermos tanto com o fato.

2 –Tente manter a criança tranquila

A picadinha da agulha vai incomodar a criança e elas sempre vão chorar. Nesse momento o olhar da mãe precisa estar sereno para oferecer um ambiente que transmita segurança para o bebê.

3 – Converse com a criança

Quando o bebê ainda não tem doze meses, ele ainda não tem um entendimento muito claro do que é dito e, portanto nessa fase conversar com ele pode representar uma forma de amenizar a sensação de culpa que algumas mães sentem ao leva-lo para vacinar.

A partir de 1 ano (aproximadamente, pois cada criança tem um processo de evolução) é fundamental explicar para a criança que ela vai tomar uma vacina, que nesse momento ele vai sentir uma leve dorzinha (evite fazer cara de sofrimento ao explicar isso) e que a vacina é importante para que ele fique bem.

4 – Lide com a curiosidade infantil

A maioria das crianças é curiosa por natureza e muitas gostam de saber e querem ver a seringa antes da vacina e perguntam de tudo. Isso é absolutamente normal. Aqui nesse caso você precisa ter a sensibilidade para perceber se seu filho terá capacidade de ver antecipadamente os objetos sem causar medo. Temos que ter em mente que ao ver a agulha a maioria das crianças sente medo e isso pode dificultar o processo. Sendo assim, mostre a ampola do medicamento, a seringa (sem agulha) e se possível mantenha a criança entretida, desviando a atenção dela para outros objetos que estejam presentes no consultório.

5 – Não faça ameaças

Algumas crianças são birrentas e isso pode acontecer no momento da vacina. Mesmo que esse comportamento esteja atrapalhando o trabalho a ser feito, você deve manter a calma e não elevar o tom de voz ou fazer ameaças para a criança. Mantenha-se firme, continue conversando com ela e re-explicando que a vacina será boa para sua saúde e diga também que quando doer você vai ajudar a passar.

6 – Cumpra qualquer promessa  

Alguns pais costumam oferecer algum presentinho, ou um doce ou mesmo um passeio se as crianças se comportarem bem. Isso não é necessário visto que a melhor promessa que você pode fazer é dizer para ele que você dará muitos beijos, abraços e carinhos após a vacina. Mas se você prometeu algo, é importante cumprir, pois reforça a sensação de confiança  em você e tudo o que foi dito para a criança neste momento.

7 – Não impeça o choro

Apesar de a dor ser bem pequenininha é normal que os bebês chorem neste momento. Até porque no momento também podem existir outras crianças no lugar que estarão chorando e isso pode deixar o seu bebê mais sensível ou apreensivo. Nestes momentos, mantenha o seu comportamento carinhoso e volte a explicar que vai ser rápido e tente manter a criança mais calma.


 

Fonte: http://www.programatoquesdemae.com.br/

Contrate Agora!

4007 2160 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800-643-2080 (Demais Regiões)

Atendimento

De segunda a sexta das 8:30h às 18h

41 3068-8700
CONFIRA NOSSAS REDES SOCIAIS
SIGA, CURTA E COMPARTILHE!
As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados. Powered By Totalize Internet Studio.